Braztoa
Para operadores, 29º Encontro Comercial Braztoa superou-se no número e na qualidade dos agentes de viagens
Público foi de 2,9 mil, 10% superior à edição de março passado
Em uma pesquisa informal com operadores associados da Braztoa, durante o seu 29º Encontro Comercial, nos dias 27 e 28 de março, dois terços dos profissionais ouvidos avaliaram que a edição superou a anterior, em março do ano passado, em dois quesitos: no número de visitantes (que atingiu 2,9 mil) e na qualidade dos agentes de viagens. "Isso mostra que estamos no caminho certo, de buscar sempre focar nosso Encontro na profissionalização das relações comerciais do trade", afirmou José Eduardo Barbosa, presidente da Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo).
De acordo com a enquete, os associados vêem a feira, em primeiro lugar, como uma oportunidade para divulgar seus produtos. A seguir, consideram uma maneira de estreitar o relacionamento com seus clientes. Os associados, em sua maioria, perceberam que houve grande demanda de agentes de outras localidades, interessados principalmente em novidades.
Encontro de Conhecimento: novo modelo agradou participantes
Pela manhã, o segundo e último dia do evento promoveu, numa parceria da Braztoa com o Ministério do Turismo, o Encontro de Conhecimento entre 28 operadores (na edição passada foram 22), representantes comerciais de 27 Unidades Federativas brasileiras e também, pela primeira vez, seus representantes institucionais – das Secretarias de Turismo e dos Convention and Visitors Bureaus.
Em média, cada mesa (composta de dois representantes institucionais e três comerciais) recebeu cerca de oito operadores emissivos. Segundo Jurema Monteiro, coordenadora-geral de segmentação do MTur, o Ministério do Turismo sugeriu que as Secretarias e CVBs trouxessem novidades em seus roteiros. "Com isso, estamos notando um ótimo resultado. Minas Gerais, por exemplo, agregou à sua tradicional rota histórica uma oficina de artesanato."
Para João Bosco Nunes, diretor da agência Maanaim, do Acre, esta é uma excelente oportunidade: "São Paulo é o principal mercado emissor do País, por isso, para os Estados mais distantes essa chance de aproximação é necessária." Nunes espera que os roteiros oferecidos – Caminhos de Chico Mendes e da Integração – se consolidem e integrem turistas do Acre, do Peru e da Bolívia.
Já Maria Célia Teixeira, diretora da Tradetours, que pela primeira vez integrou o encontro, ressaltou que os destinos vieram bem preparados para mostrar seus atrativos. "Foi importante para nós operadores ter contato com Estados como Roraima e Rondônia. É preciso provar que o Brasil não é só feito de costa", comentou.
A coordenadora técnica da Setur do Rio Grande do Norte, Carmem Vera, vê a iniciativa como uma chance de divulgar roteiros pouco explorados. "Trouxemos uma nova opção para os turistas, que vai além de Natal e Pipa, destinos já consagrados, e reúne o litoral e o sertão, com visitação a sítios arqueológicos e salinas."
O 29º Encontro Comercial Braztoa contou com o patrocínio do Sebrae-MG, da Secretaria de Turismo de Minas Gerais, do Instituto Estrada Real e do Ministério do Turismo, e com o apoio de Gol Linhas Aéreas, Travel Ace e SustentaX.