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SECOND LIFE - UNIVERSO 3D ON-LINE ATRAI MARCAS MUNDIAIS E MOVIMENTA ECONOMIA REAL

São Paulo,  março de 2007 - O Second Life já deu provas concretas de sua força: registra mais de 5,8 milhões de usuários no mundo, número que deve crescer em 1 milhão no próximo mês. Em fevereiro, o Brasil ocupou a sétima posição entre os países participantes, com cerca de 300 mil usuários, segundo estimativas. Estatísticas econômicas disponíveis no site www.secondlife.com dão conta de que os residentes vêm gastando entre US$ 50 e US$ 60 por semana, em média. Graças a dados grandiosos como estes, o universo 3D on-line que é atualmente a maior febre da Internet vem chamando a atenção e atraindo empresas do mundo inteiro como uma nova oportunidade de mídia.

Empresários estão povoando o ambiente virtual para garantir a presença de suas marcas, se relacionar com seus consumidores e anunciar, além de testar produtos e idéias de mercado. Estão também criando promoções – a maioria fazendo a ligação dos visitantes do Second Life com o mundo real por meio do e-commerce em seus websites. Abel Reis, VP de Tecnologia e Projetos da AgênciaClick , maior agência de propaganda on-line e interatividade do Brasil, considera o Second Life uma importante plataforma de relacionamento das empresas com seus consumidores e clientes. "Nesta primeira onda, as marcas estão construindo suas presenças e promovendo atividades para atrair e entreter os visitantes", analisa.

Opinião semelhante tem Philip Rosedale, CEO da Linden Labs, empresa criadora do Second Life : "Em geral, os empresários do mundo real estão vendo o Second Life não como uma fonte de receita direta, mas como um meio de extensão das suas marcas." Catherine Smith, diretora de Marketing da Linden Labs, declarou que "empresas comprometidas com uma presença criativa a longo prazo no Second Life têm a oportunidade de interagir com suas comunidades de maneiras inovadoras".

Um estudo lançado recentemente pela consultoria Deloitte reforça estas afirmações: indica o crescimento de economias reais no mundo virtual como uma das principais tendências para o setor de mídia em 2007. Segundo a consultoria, a previsão é de que o PIB do Second Life pode chegar a US$ 700 milhões. Ainda de acordo com o estudo, em breve, membros desse mundo paralelo poderão sacar dinheiro virtual de bancos do mundo real.

Outro dado importante do relatório – e que comprova o potencial da rede mundial percebido pelas marcas – aponta que a publicidade na Internet deverá caminhar para se tornar uma indústria geradora de US$ 20 bilhões em 2007.

No Brasil, o SL também é considerado um espaço estratégico de comunicação. A AgênciaClick foi a primeira agência de interatividade brasileira a inaugurar uma filial no Second Life e vem desenvolvendo ações para clientes, como Credicard Citi, Bradesco, Fiat, iG e Rossi. As previsões indicam que, neste ano, perto de 10% da receita da AgênciaClick virão de projetos ligados ao universo virtual 3D.

A Incorporadora Rossi, por exemplo, acaba de fazer sua primeira incursão no ambiente 3D. Seu empreendimento virtual de alto padrão retrata de forma fiel o edifício Brooklin To Live, lançado recentemente na vida real em São Paulo. A Rossi, aliás, é  a primeira companhia nacional a finalizar um prédio residencial no Second Life, cujo projeto recebeu investimentos de R$ 80 mil. A iniciativa possibilita que o usuário more, decore e experimente virtualmente um apartamento em três dimensões.

Para a Credicard Citi, a AgênciaClick criou um posto de atendimento que tem servido de ponto de integração de brasileiros que ingressam no jogo. O espaço se tornou referência para quem busca informações confiáveis no ciberespaço: aproximadamente 90 visitas são recebidas por semana. Além disso, a AgênciaClick produziu um painel de mensagens no Welcome Center da Credicard Citi para a campanha Minha vida ainda melhor,em que vêm sendo exibidos testemunhos dos visitantes de como a vida pode ser melhor.

Bradesco e Fiat também se firmaram no Second Life por meio de ações da AgênciaClick. Para o banco, foram instalados 10 relógios na Ilha Brasil (5 na orla e 5 no centro), principal reduto de brasileiros no ambiente virtual. Cada relógio apresenta o horário do Brasil (de Brasília) e o horário válido no Second Life, além de possuir display destinado à inserção de anúncios do Bradesco. "O Second Life descortina um novo horizonte de possibilidades para as marcas", observa Luca Cavalcanti, diretor de Marketing do Bradesco.

A Fiat tem cinco outdoors do Fiat Stilo no jogo e está patrocinando a galeria de arte Noema. Já a festa de carnaval do iG, organizada pela AgênciaClick, ocupou uma ilha inteira do Second Life e contou, durante as quatro horas de duração, com uma média de 110 participantes, capacidade máxima do local – sendo que cerca de 2 mil pessoas pediram a permissão necessária, conforme as regras do SL, para entrar. Promotoras uniformizadas recebiam e encaminhavam os convidados para os ambientes, onde avatares – nome dado aos participantes do SL - exibiam diversos modelos de fantasias e bebidas eram servidas. Um trio elétrico animou a folia com ritmos carnavalescos comandados por DJs. O ponto alto do evento foi a transmissão ao vivo, em telões, do carnaval de Salvador, na Bahia. Nesta mesma ocasião, a Click projetou um zepelim para a Fiat que sobrevoou a festa.

Versão brasileira – Acaba de ser lançada uma versão do Second Life dedicada ao público brasileiro. Além de instruções em português e suporte técnico, o jogo passa a contar com espaços especialmente idealizados para os brasileiros – assim como ocorre com a Ilha Brasil, que abriga cartões-postais nacionais como o Corcovado e o Pão de Açúcar. Em cada uma das regiões brasileiras existem atrações e atividades que atendem às diversas culturas do País. Na opinião de Abel Reis, a versão nacional servirá como fator de atração para os brasileiros. "Afinal, irá suprir a lacuna que impede que hábitos e interesses desse público se desenvolvam e sejam satisfeitos", considera. Reis prevê que, apesar de o público mundial do SL ser formado em sua maioria por pessoas com uma média de 30 anos de idade, os novos atrativos também vão chamar a atenção de uma fatia de internautas brasileiros mais jovens, que hoje são os principais freqüentadores de sites de relacionamento como o Orkut e de comunicadores como o MSN Messenger. "Se considerarmos o fenômeno da enorme presença brasileira nestes sites, faz todo sentido ter points para que os jovens brasileiros possam interagir e curtir o que mais gostam no Second Life, como ir a festas e baladas e ter experiências novas", completa.


AgênciaClick - Maior agência de interatividade e propaganda on-line do Brasil, a AgênciaClick agora faz parte da Isobar, uma das maiores redes de serviços de comunicação digital do mundo, pertencente ao grupo inglês Aegis. No Brasil, a AgênciaClick possui escritórios em São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Brasília e uma equipe com mais de 300 colaboradores. Em 2006, consagrou-se como a primeira agência de Internet a ganhar o Prêmio Colunistas Brasil como Agência do Ano, um marco na história da publicidade brasileira. Nos últimos cinco anos, já são mais de 16 CyberLions no Festival de Publicidade de Cannes – incluindo a conquista do 1º Grand Prix brasileiro no CyberLions de Cannes –, além de ouros, pratas e bronzes nos Festivais de Publicidade El Ojo, One Show Interactive, Festival Internacional de Publicidade em Língua Portuguesa, Clube de Criação de SP e o pentacampeonato no Prêmio MM Online, como Agência do Ano. www.agenciaclick.com.br