[voltar]

Tintas Coral

TINTAS CORAL LANÇA COLOUR FUTURES 2007

Livro de tendências chega à 4ª edição e se firma como ferramenta para ajudar o consumidor a escolher a cor que combina com seu momento de vida

São Paulo, novembro de 2006 - Conhecida por sua expertise em cores, a Tintas Coral apresenta o Colour Futures, estudo mundial publicado anualmente que nesta 4ª edição aponta as 100 cores que serão tendência em 2007. A equipe de oito consultoras, com base em pesquisas e fontes nas áreas de arquitetura, decoração, design, moda e cultura, destaca paletas de cores contemporâneas que servirão de referência durante o próximo ano.

A cor de 2007
O rosa foi apontado pelo estudo como a cor do ano de 2007, numa tonalidade que contém um grau de cinza, o que lhe confere um caráter elegante e sofisticado especialmente quando combinada e contrastada com o preto, marrons mais escuros ou tons frios de verde-acinzentado. De acordo com as especialistas do Colour Futures, o rosa tem sido visto em um novo contexto e está sendo usado atualmente de maneiras inovadoras para criar interiores modernos e mais audaciosos. A associação ao universo feminino e romântico foi completamente repensada e evoluiu para uma expressão livre, original e até mesmo masculina, refletida em imagens como lambretas e automóveis em estilo retrô, conforme ilustra a capa da edição 2007 do Colour Futures.

Transições das cores
Assim como ocorre na moda, na tecnologia, nas artes, na cultura popular, na arquitetura e na própria decoração, as tendências de cores mudam impulsionadas por movimentos da sociedade. Deste modo, uma paleta de cores passa por transformações com o passar do tempo. A paleta de 2007, segundo a equipe Colour Futures, reflete uma pequena ambigüidade sobre o que cada cor representa.

A mudança mais significativa do Colour Futures 2007 diz respeito aos meios-tons, que ganharam maior ênfase, já que, de modo geral, as cores apontadas pelo estudo estão menos contrastantes. Algumas das cores mais pálidas migraram para tons um pouco mais profundos.

Realidade e simplicidade caracterizam todas as famílias de cores, que assumem um caráter confiante, e são ao mesmo tempo bastante sofisticadas e utilizáveis, ou seja, pode-se conviver facilmente com elas.

Temas & Famílias
As cores destacadas no Colour Futures estão divididas em cinco temas: Terapia das Cores, Mistura e Combinação, Estrutura Natural, Sabores de Casa e Ponto de Conexão. Estas coleções representam o que a equipe considera como as principais tendências de estilos para 2007 e variam a cada edição. Juntas, reúnem 56 cores – extraídas dos 100 tons apresentados pelo Colour Futures. As tonalidades do livro também estão separadas por oito famílias – vermelhos, amarelos, verdes, violetas, laranjas, neutros, azuis e frios.

Colour Futures 2007
O livro de tendências de cores é resultado de constantes pesquisas mundiais feitas por um grupo internacional de consultores em cores, internos e externos à ICI Paints. A equipe, este ano formada exclusivamente por mulheres, se reúne uma vez ao ano para trocar idéias, opiniões, experiências e informações sobre cores e discute sobre o futuro das cores. O trabalho culmina em abrangentes coleções e conceitos, antecipados pelo Colour Futures.

"As tendências podem emergir de qualquer segmento da sociedade e podem surgir rapidamente ou evoluir ao longo de anos. A paleta de 2007 é regida por um senso de realismo ao invés de fantasia. A influência dos meios-tons amarelos está evidente – azuis e verdes mais amarelados e tons corais que emergem em vermelhos e laranjas", comenta Fernanda Figueiredo, gerente de Colour Marketing da ICI Paints no Brasil, que está entre as consultoras de cores que integram o time Colour Futures 2007.

Coral & Cor: sucesso e referência
Ciência em cores e constante busca por inovação neste quesito são marcas reconhecidas da Tintas Coral. Há 15 anos a empresa vem investindo em pesquisa e tecnologia para levar aos seus consumidores o máximo de qualidade e opções.

Em 1992, a Coral trouxe ao Brasil o primeiro sistema tintométrico do País , o que permitiu às lojas preparar o tom desejado pelo cliente no momento da compra. Também se tornou possível ao consumidor criar e personalizar cores.

Quatro anos depois, foi a vez do espectrofotômetro , um aparelho de leitura e decodificação da cor que, em poucos segundos, analisa diferentes amostras, como pedaços de reboco, tecidos, cerâmicas, carpetes, papel etc., e confecciona a tinta na cor exata, no próprio ponto-de-venda.

Nesse momento, o pioneirismo da marca já havia se transformado em um fator determinante para vincular o nome Coral a cor. A associação Coral-Cor se solidificaria em 2000, com o lançamento do Language of Colours, uma nova coleção que trouxe ao mercado um conceito inédito de sensações proporcionadas pelas cores. Nele, mais de 6 mil tonalidades são divididas em quatro grupos: aconchegantes, frescas, calmas e vibrantes, inspirando e orientando os consumidores na decoração de ambientes internos e externos, de acordo com as sensações almejadas.

A partir de 2004, a Coral passou a oferecer o Colour Futures, mais uma ferramenta desenvolvida para ajudar o consumidor a escolher a cor que combina com o momento de vida de cada um.

Tintas Coral – Fundada em 1954, a Tintas Coral passou a integrar o grupo britânico ICI em 1996. Suas atividades estão concentradas no negócio de Tintas Imobiliárias e Protective Coatings. A empresa possui duas unidades industriais: em Mauá (SP) e no Recife (PE). Atualmente, produz cerca de 1.500 itens, num total de 160 milhões de litros/ano, exportando para aproximadamente 13 países. Com a Alba, na Argentina; a Inca, no Uruguai; e a Pinturas Coral, na Bolívia, a Tintas Coral compõe a ICI Paints América Latina.

Programa Setorial de Qualidade – A Tintas Coral faz parte do Programa Setorial de Qualidade - Tintas Imobiliárias, coordenado pela Abrafati, que tem como objetivo principal promover a qualidade técnica das tintas imobiliárias em benefício do mercado consumidor.