[voltar]


destinos - Miami

Miami, a queridinha das estrelas do mundo pop

Um esbarrão com a popstar Cher no saguão do hotel.  Delírio de fã ou uma
louca hipótese? "Welcome to Miami" diz o refrão da música de Will Smith,
outra importante figura do show biz.  Nesta cidade da Flórida, tão popular
entre os brasileiros consumistas, acostume-se ao convívio com as estrelas.  Qualquer guia turístico que se preze certamente irá lhe indicar a casa de algum famoso.

Esqueça as compras, Miami tem mais.  Dividido em Miami Beach, South Beach (onde se confere a arquitetura art déco), Downtown Miami e Coconut Groove, o destino exibe diferentes facetas.  Tome como exemplo Little Havana e Little Haiti, que reservam características dos imigrantes desses países.

E o elegante bairro de Coral Gables, sede de uma vasta lista de restaurantes refinados e de lojas de grife.  Lá, está o The Biltmore, hotel em estilo mediterrâneo, onde chefes de Estado como Bill Clinton batem cartão. Seu grande diferencial é a piscina, a maior em um hotel dos Estados Unidos e cercada de estátuas, arcos e muito verde.

Novidade é palavra freqüente no vocabulário de Miami.  Sushi Samba,
combinação curiosa, virou uma das mais novas atrações gastronômicas dali. Imagine se o Japão e a América do Sul se unissem com suas tipicidades na cozinha.  Esse é o lugar em Miami Beach que, entre sushibar e oysterbar (de ostra), oferece delícias nipônicas, peruanas e brasileiras – incluindo pisco sour e caipirinha como bebidas.  Do Peru, ceviches. Óleo de dendê e leite de coco entram para compor pratos como a moqueca mista.

Não vá embora sem tentar provar seu mais curioso prato, o sawagani,
pequenino caranguejo de rio levemente frito e crocante.  Tentar, sim, pois é
preciso uma dose de coragem para engolir o bichinho.

Carnaval inspira  decoração
O uso de cores vivas na ambientação tem a função de "evocar imagens do
Carnaval brasileiro", revelam seus criadores, que ainda se lembram de citar que está no País a maior concentração de japoneses fora da sua terra de origem.  Inventor do conceito do Sushi Samba, Shimon Bokovza explica a inspiração:"Fui movido pelas diferenças culturais que vivem lado a lado no Peru e no Brasil." O primeiro restaurante surgiu na cosmopolita Nova York, onde hoje há dois endereços.  Para acompanhar a miscelânea culinária, MPB e badalação.

Na hotelaria, Miami também tem representantes à altura.  O Mandarin Oriental é um deles.  Inaugurado em 2000, o hotel realmente reservou, em novembro, a suíte presidencial para a cantora Cher (diária a partir de US$ 4 mil).  E não foi só ela que escolheu o Mandarin para se hospedar em Miami.  A rainha da Espanha, Luciano Pavarotti, Mick Jagger, Michael Jackson, Jennifer Lopez, Alejandro Sánz, Shakira, Penélope Cruz, Rick Martin e Glória Stéfan já marcaram presença lá.  Alguns apenas para prestigiar a excelência do The Spa, entre os melhores do país.

Talvez um de seus diferenciais esteja na localização privilegiada – Brickell
Key, ilha de quase 180 mil metros quadrados na baía de Biscayne.  Design
contemporâneo é a marca do lugar.  Nos 329 quartos, misturam-se toques
modernos e exóticos da Ásia.  Da janela, o mar e a silhueta de Miami se
encontram.

No Café Sambal ou no Azul, os dois restaurantes do Mandarin, repare melhor no perfil da cidade.  Ambos têm posição estratégica.  

A chefia do Azul fica nas mãos de Michelle Bernstein, cujo estilo "vibrante
e inovador" rendeu ao local o título de melhor novo restaurante do ano em
pesquisa nacional da revista Esquire.  No terraço do Café Sambal, a
descontração é certa sob os suaves timbres indianos ao vivo de uma cítara. Em seu interior, o destaque é o sushi bar, ideal para provar os diferentes tipos da bebida típica japonesa: o saquê.



Clique para ampliar.