Especial DVD
Uma celebração à divina música
"Deus cantava através daquele homenzinho.” A afirmação é do músico da corte austríaca Antonio Salieri sobre o jovem Wolfgang Amadeus Mozart. Enlouquecido de inveja, Salieri tentou, de todas as maneiras possíveis, destruir seu rival. E é da convicção de que Mozart fora agraciado com um dom divino que decorre o título Amadeus (significa “amado de Deus”), nome do compositor e também da primorosa cinebiografia de um dos maiores gênios da música clássica. Nascido em 27 de janeiro de 1756, em Salzburg, Áustria – na época, um dos maiores centros da cultura erudita –, Mozart já dava mostras de seu talento musical nato aos 3 anos de idade. As primeiras lições viriam de seu pai, Leopold Mozart, mestre da capela do arcebispo da cidade.
Ganhador de oito Oscars, o filme do aclamado cineasta Milos Forman (Oscar de melhor direção) leva a conhecer, por meio do relato de seu maior inimigo, a vida do polêmico e extravagante Mozart, sempre permeada por dificuldades. Amadeus acaba fazendo, ainda, o retrato de um período suntuoso da história. Num presente aos ouvidos, a trama é embalada pela sublime música do compositor. Outro destaque da filmagem são os figurinos e os cenários, ambos majestosos. Vale ressaltar que todo o longa-metragem foi rodado sob luz natural, resultando em imagens belíssimas.
O papel do extraordinário compositor coube a Tom Hulce, que o desempenhou com surpreendente maestria e revelou ao público o temperamento brincalhão e a risada exagerada de Mozart. O amargurado Salieri é representado pelo ator F. Murray Abraham, numa excelente interpretação que lhe rendeu o Oscar. Interessante notar inclusive como o seu personagem, através de depoimentos cheios de inveja, é quem apresenta ao espectador os maiores méritos da obra de seu oponente.
Impressionante, admirável, trágica e dolorosa, divertida e libidinosa foram alguns dos adjetivos empregados para definir a produção quando estreou, em 1984. Agora, Amadeus está sendo relançado em DVD, restaurado digitalmente. Foram incluídos 20 minutos de cenas inéditas e originais, além dos extras, com depoimentos do elenco e de Forman. Um grandioso espetáculo de cinema e música clássica para ser visto e revisto muitas vezes.