[voltar]


mercado

Está mais confortável viajar na econômica

Conforto é prioridade para o passageiro em longas viagens aéreas. É com esse quesito em mente que muitas companhias estão aprimorando suas classes econômicas.  Crescem o espaço entre as poltronas e também as facilidades tecnológicas a bordo.  Acredite: há algumas que já dispõem de telefone individual e até Internet. 

Uma das aeronaves mais modernas do mundo é o Boeing 777. É nele que se encontram as maiores inovações.  Possui paredes laterais quase verticais, proporcionando melhor acomodação para quem viaja do lado da janela.  Entre as poltronas, mais espaço para as pernas e recosto de cabeça ajustável.  

O que muda entre as companhias que operam esse modelo é a disposição (e a quantidade) das cadeiras e a distribuição de facilidades.  A Varig e quatro empresas internacionais com rotas no País – Air France, United, American e British Airlines – possuem em sua frota esse jato da nova geração.  

A TAM trabalha com um modelo equivalente, mas de outra marca: o A-330, da Airbus, que tem as poltronas da econômica equipadas com monitores de vídeo e 11 canais de áudio.  Fax e banheiro para deficientes são outros diferenciais.   As rotas com a aeronave são Miami, Frankfurt, Zurique e Paris (em vôos diários de São Paulo).

Primeira na América Latina a operar o Boeing 777 em vôos intercontinentais, a Varig tem dois aviões desse modelo, que fazem Rio-SP-Londres. Para acesso gratuito à Internet, é só conectar o laptop. O monitor de vídeo e áudio está no encosto da poltrona à frente.  Com toques na tela, opte entre dez canais de filme ou dez de jogos.  Ligações são feitas do assento, pois o telefone fica no braço da cadeira.  

Monitores com menu em português
As concorrentes estrangeiras ainda não oferecem Internet nem telefone nos assentos da econômica, mas apostam no maior espaço entre eles. Na American Airlines, fileiras inteiras vêm sendo removidas.  A nova poltrona tem apoio de cabeça ajustável.  No item tecnologia, telas individuais com menu em português.  Em fase de instalação, telefones e entrada para computador.  A American tem vôos diários com o 777 para Miami e Dallas (de SP) e um Rio-Miami.

Na United, o diferencial para a econômica – que tem tela individual – está nos assentos ergonômicos, com uma espécie de orelha no encosto.  Há quatro telefones nas áreas de serviço.  A empresa também reconfigurou parte das poltronas do 777, lançando a Economy Plus.  Não é uma nova classe, mas um agrado aos viajantes preferenciais, com  espaço entre as poltronas 35% maior.  A United opera Miami e Chicago (de SP) diariamente. Na Air France – vôos diários para Paris de SP e do Rio –, a econômica tem 202 assentos, que dispõem de tela individual com programação em português. Os passageiros podem utilizar os quatro telefones da cabine, com informações em inglês, francês e português.



Clique para ampliar.