[voltar]


mercado

Experimente a festa das frutas, no interior

Já começou a primeira festa da série de eventos que o interior paulista
promove anualmente para mostrar os frutos que produz. É a 54ª Festa do Figo, realizada junto com a 9ª Expogoiaba de Valinhos, cheia de shows musicais, atrações e, claro, muita fruta.

Desde o dia 11 até 26 deste mês, os visitantes podem usufruir de parque de diversões, feira de artesanato, pista de skate, minifazenda com exposição de animais e montaria, apresentações de música, teatro e dança e shows com bandas regionais durante o dia. À noite, o agito é garantido por artistas de renome como RPM, Ira!, 14 Bis, Falamansa, Theodoro e Sampaio e Alexandre Pires – dias 17, 18, 19, 24, 25 e 26, respectivamente.  Marcaram presença no fim de semana passado a cantora Luciana Mello e a banda Pato Fu.

E, como as estrelas do evento são o figo e a goiaba, pagando R$ 1 o turista
confere as plantações.  Se quiser, também pode comprar derivados das duas frutas.  O pavilhão de venda de frutas passou por reformas para receber uma feira de produtos agropecuários e um leilão.

Oito cidades criam o Circuito das Frutas
A festa dedicada ao figo e à goiaba marca o nascimento do Circuito das
Frutas, pólo turístico formado pelas prefeituras das cidades de Indaiatuba,
Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Valinhos e Vinhedo.  O objetivo
é desenvolver o turismo rural na região.  A partir de uma associação
existente desde 2000, criou-se oficialmente o circuito, que virou projeto de
lei assinado pelo governador do Estado em outubro de 2002.

Proprietários rurais, pousadas e restaurantes se uniram em busca de novos roteiros para o turista que quiser saber mais do cotidiano do campo. Além do contato com a natureza, o visitante ouvirá um pouco da história dos colonos e degustará das delícias que os mesmos preparam.  Enquanto não vão até lá, curiosos podem curtir o enredo da escola de samba paulistana Rosas de Ouro, "No Circuito das Frutas, tô de bem com a vida".

Homenagem à parte, tipos de passeio não faltam neste pedaço de São Paulo.  Há desde cavalgada da lua cheia até visita a alambiques e criação de avestruz.  Para não sair das frutas, escolha a sua predileta e veja de perto como ela nasce.  Uva, acerola, ameixa, pêssego, caqui, nectarina... Uma saborosa excursão!

Atibaia também tem sua festa
Apesar de ainda não estar incluída nesse roteiro, Atibaia não perde a vez.  
Apresenta a 2ª edição da Festa da Uva e mostra que não vive só dos famosos morangos e flores.  O festejo já está a todo vapor com atrações especiais.

Cozinha experimental, exposição de arte e artesanato, praça de alimentação repleta de especialidades italianas e oficina de origami preenchem a comemoração.  E, seguindo a tradição local, muita variedade de flores à venda.  



Clique para ampliar.