[voltar]

Especial DVD

Toda a magia de Peter Pan

Meninos não deveriam dormir nunca, pois quando acordam estão um dia mais velhos”, diz Johnny Depp, protagonista do filme Em busca da Terra do Nunca, em que interpreta o dramaturgo escocês James Matthew Barrie, criador do célebre e tão querido Peter Pan. A frase sintetiza a idéia principal da encantadora história do menino que não queria crescer e que, no ano passado, celebrou seu centésimo aniversário.

Em busca da Terra do Nunca revela a fonte de inspiração de Barrie para escrever o grande clássico infantil: o forte vínculo de amizade e amor que uniu seu destino ao da família Llewelyn Davies – composta pela viúva Sylvia (Kate Winslet) e seus quatro filhos. Eles se conheceram no Parque de Kensington, em Londres, e passaram a se reunir com freqüência. Nos encontros, o dramaturgo extravasava sua porção mais divertida, inventando brincadeiras e simulando aventuras com os garotos. Esses momentos, em que fantasia e realidade se misturam, originaram as primeiras linhas da fábula e as cenas mais belas e criativas do longa-metragem.

A direção de Marc Forster prioriza os sentimentos e emoções que levaram à concepção de Peter Pan e retrata com muita magia o carinhoso relacionamento entre Barrie e os Llewelyn Davies. “A meu ver, Em busca da Terra do Nunca fala do poder de mudança da imaginação e de sermos capazes de nos transformar em algo melhor do que somos, ainda que ninguém acredite”, comentou o diretor.

Estão no elenco outros nomes consagrados: o ator Dustin Hoffman (como o produtor Charles Frohman) e as atrizes Julie Christie e Radha Mitchell – que interpretam Emma du Maurier, mãe de Sylvia, e a esposa de J.M. Barrie, respectivamente. O longa ganhou o Oscar de melhor trilha sonora, além de ter sido indicado em outras seis categorias: filme, ator (Johnny Depp), direção de arte, figurino, edição e roteiro adaptado.

Segundo o roteirista David Magee, esse não é apenas um relato factual do que aconteceu ao escritor enquanto escrevia sua mais famosa obra. “Eu queria contar uma história sobre o significado de crescer e se tornar responsável pelos que estão à nossa volta”, destacou Magee. “Espero que as pessoas vejam o filme como uma respeitosa homenagem à genialidade de Barrie e saiam com a sensação de que podemos crescer sem perder os aspectos da inocência e da maravilha da infância.”